Quem tem ou já não teve olheiras ao menos uma vez na vida? Pois é, muita gente é ou já foi refém deste escurecimento da região em torno dos olhos. Veja alguns dos fatores que podem contribuir para o aparecimento das olheiras:
1. Genética: Herança dos pais pode determinar filhos com olheiras;
2. Alergia: Determinadas Alergias podem agravar o problema;
3. Cansaço: O metabolismo do corpo diminui e o corpo passa a drenar menos liquido, então essa região das olheiras fica carregada de líquido, o que aumenta a coloração escura por causa das veias;
4. Formação Óssea: Aspecto de sombra, osso mais fundo;
5. Cigarro: Envelhece a pele, e ela fica mais fina, deixando a olheira mais visível;
6. Bebida Alcoólica em excesso: Quando a pessoa troca a água pelo álcool ocorre uma desidratação, fica uma região com menos;
7. Anemia: Falta de nutrientes (como ferro, por exemplo) influencia a cor da pele;
8. Medicamentos: Alguns tipos provocam a dilatação dos vasos sanguíneos;
9. Exposição ao sol;
10. Distúrbios do sono;
11. Fricção ao limpar e/ou coçar demais a área em torno dos olhos;
12. Tabagismo, pelo fato de prejudicar a oxigenação e a irrigação sanguínea e ainda danificar os pequenos vasos na área dos olhos.
Que tal descansar e dormir pelo menos oito horas por noite? Essa é a melhor receita para diminuir a aparência cansada e evitar a flacidez da pele. Evite carboidratos, bebidas alcoólicas e cigarros, principalmente na parte da noite. Esses hábitos congestionam a circulação do sangue perto dos olhos e escurecem a pele do local, por isso, as manchas aparecem bem mais fortes e com mais frequência.
Levar uma vida saudável sem excessos faz bem. Seus olhos agradecem!