Telefones: (86) 3303-4222 / 3303-4320

Saúde dos olhos – a primeira consulta oftalmológica

Primeira-consulta-oftalmologista | ViaOftalmoPara uma infância colorida, nítida, em que os estímulos visuais favorecem o aprendizado, desempenho escolar e autoconfiança da criança, os pais precisam estar atentos aos sinais de que a saúde dos olhos dos pequenos está em ordem.

Mesmo que nenhum problema tenha sido notado, é importante que a primeira consulta oftalmológica da criança ocorra antes dos 3 anos de idade, porém se alguma dificuldade for detectada, ou por indicação do pediatra, a consulta deverá ser realizada com urgência.

Os olhos da criança se desenvolvem rapidamente até o primeiro ano de vida e já é considerado “adulto” quando a criança completa 7 anos. Você sabia que 80% dos casos de perda de visão poderiam ser evitados se fossem detectados precocemente?

Nos primeiros dias de vida, ainda na maternidade, o recém-nascido deve passar pelo “Teste do olhinho” que pode diagnosticar problemas como catarata, retinoblastoma e lesões causadas por toxoplasmose. Ele é realizado analisando a cor da pupila – que deve ser preta – e a reação da mesma à luz, ou seja, a pupila deve se fechar ao acender a luz.
O Ministério da Saúde calcula que três em cada 10 crianças apresentam algum problema de visão. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica calcula que a cada milhão de brasileiros, 180 são cegos e 720 possuem baixa visão.

Sinais que podem significar problema de visão:

Primeira Consulta Oftalmologista | ViaOftalmo

- Sentar muito próximo à televisão;
- Forçar o semblante para ler, assistir TV ou identificar objetos;
- Desinteresse ou se distrair facilmente ao ler um livro;
- Cair muito pode ser problema com profundidade ou enxergar pequenos obstáculos;
- Dores de cabeça;
- Baixo desempenho escolar;
- Olhos irritados ou lacrimejantes;
- Coçar os olhos com frequência.

A consulta oftalmológica em bebês e crianças pequenas

A criança não precisa responder às perguntas ou contribuir com informações durante a consulta, tudo é realizado de forma que os movimentos oculares ocorram por estímulos, e essas respostas já indicam se a criança enxerga adequadamente ou não.

É bom saber:

Bebês prematuros, especialmente os que precisam receber oxigênio, precisam de consultas oftalmológicas já com 90 dias de vida e acompanhamento constante.

- Miopia, hipermetropia e astigmatismo são os problemas mais comuns nas crianças. Para estes casos são indicados o uso de óculos de grau.
- Em crianças não é indicado uso de lentes de contato ou cirurgia para corrigir problemas com grau de visão.
- Estrabismo é quando um olho fica alinhado e o outro não, prejudicando a visão em terceira dimensão. Afeta cerca de 2% da população e deve ser tratado assim que notado.

Fonte: Revista Crescer

↑ topo
Copyright © 2018 - ViaOftalmo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Chipy Soluções Empresariais