Telefones: (86) 3303-4222 / 3303-4320

Astigmatismo

Astigmatismo | ViaOftalmoO astigmatismo é uma deficiência visual comum caracterizada pelo formato irregular da córnea.

Isto faz com que a luz que penetra no olho acabe se dispersando, produzindo duas imagens diferentes na retina em vez de uma. Para as pessoas que sofrem de astigmatismo, todos os objetos, próximos ou distantes, ficam distorcidos.

Esta condição pode aparecer em qualquer idade e suas causas não são bem conhecidas, porém também exista a possibilidade de ser hereditária. Em proporções menores, pode ser conseqüência de uma intervenção cirúrgica do olho.

É frequentemente associado à miopia ou à hipermetropia e até presbiopia (vista cansada).

Geralmente, evolui pouco ao longo da vida – entretanto, um astigmatismo evolutivo pode ser sintoma de um ceratocone (distorção da córnea) e deve ser controlado por um oftalmologista. Um simples exame de visão pode revelar a presença do astigmatismo.

Quando leve, pode passar despercebido, mas franzir os olhos para enxergar melhor, reclamar de dores de cabeça, sensibilidade à luz ou fadiga ocular (olhos pesados ou lacrimejamento) ou simplesmente visão distorcida podem ser sinais de astigmatismo. O astigmata não percebe nitidamente os contrastes entre as linhas horizontais, verticais ou oblíquas: é comum confundir as letras próximas, como o “H”, o “M” e o “N” ou os números como o “8” e o “0” ou ainda os sinais como “+” e o “x”.

No caso das crianças, é importante realizar exames da visão uma vez ao ano para checar e visão e verificar de forma precoce a existência do astigmatismo, que pode ter uma influência no rendimento escolar, além de evitar o desenvolvimento da ambliopia (baixa acuidade visual permanente mesmo com o uso de óculos).

Para corrigir o astigmatismo, é recomendado o uso de óculos com lentes chamadas “tóricas ou cilíndricas” que equilibram os defeitos de curvatura da córnea.

↑ topo
Copyright © 2018 - ViaOftalmo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Chipy Soluções Empresariais