Telefones: (86) 3303-4320 / 9 9417-0483

Período chuvoso e doenças que afetam a visão

Doenças Afetam Visão | ViaOftalmo"Aumento de vírus nos ambientes fechados e doenças decorrentes das enchentes afetam a visão."

Nos períodos chuvosos do verão os olhos sofrem mais. O calor facilita a proliferação de bactérias e os ambientes fechados durante as chuvas criam condições favoráveis para a disseminação de vírus.

Além da conjuntivite bacteriana mais comum no verão, esse período concentra consultas por conjuntivite viral decorrente do maior volume de chuvas.

Os oftalmologistas destacam ainda que os olhos também podem sofrer alterações relacionadas às doenças decorrentes de enchentes: leptospirose, hepatite A e dengue.

Os sintomas da leptospirose são febre alta, dor de cabeça, náusea e diarréia. Os olhos revelam a gravidade da contaminação. Se ficarem amarelados indicam necessidade de internação imediata.

Hepatite A reduz visão de contraste. O vírus da hepatite A também pode ser disseminado por água contaminada após as enchentes ou no contato com o sangue de uma pessoa contaminada.

Embora pouco comum,  quem contrai hepatite A pode ter neurite óptica. A doença é uma inflamação do nervo óptico que pode causar perda parcial ou total da visão.

Já a Dengue afeta circulação dos olhos. Segundo Queiroz Neto, mesmo a dengue clássica que cresce no verão por conta dos períodos de chuva e pode sinalizar risco para a visão. Isso porque a doença aumenta o risco de hemorragia ocular por diminuir na corrente sanguínea a quantidade de plaquetas que respondem pela coagulação.

Fonte: Jornal O Debate

↑ topo
Copyright © 2021 - ViaOftalmo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Chipy Soluções Empresariais