Telefones: (86) 3303-4222 / 3303-4320

Festas juninas: cuidado com os olhos

No período das festas juninas muitas pessoas começam a festejá-lo com fogos de artifício e fogueiras. Mas é também nessa época que se deve redobrar a atenção com os olhos. O calor e a fumaça podem causar ardor, queimação, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento e prurido (coceira) nos olhos.

Festas Juninas - cuidado com os olhos | ViaOftalmo

 Os sintomas podem evoluir de simples e passageira irritação até para uma conjuntivite - inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre a parte anterior do olho.

Até o fato de se levar mais as mãos aos olhos, seja para coçá-los ou para diminuir o mal estar, contribui para o aumento de patologias.

Os fogos de artifício também podem ser perigosos, principalmente quando manipulados por pessoas despreparadas ou desatentas, a exemplo das crianças. Faíscas, pólvora e outros materiais usados na confecção deles podem atingir os olhos, e causar desde pequena sensação de arranhão até uma perfuração ocular, em casos mais graves: Os fogos podem ser uma grande ameaça à visão. Já vimos casos de lesão ou trauma que evoluíram para cegueira."

Segundo a oftalmologista, no mês de junho há um aumento médio de 20% nos atendimentos de emergência, devido, principalmente, a acidentes decorrentes do período junino.

Como prevenir

Já diz o ditado que prevenir é melhor que remediar. E quando se trata de saúde, isso deve ser levado à risca. Para se precaver contra doenças e acidentes com os olhos nesta época de São João, o primeiro passo é manter distância da pessoa que solta os fogos de artifício, que deve ser um profissional. É preciso supervisionar as crianças, mesmo com as bombinhas inocentes e os traques.

Outra dica é nunca utilizar colírios sem prescrição médica, nem usar remédios caseiros. Ao sentir um desconforto ou qualquer outro sintoma ocular, deve-se procurar uma emergência oftalmológica o mais rápido possível.

Fonte: Portal da Oftalmologia

↑ topo
Copyright © 2018 - ViaOftalmo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Chipy Soluções Empresariais