Telefones: (86) 3303-4222 / 3303-4320

Saúde Ocular: O que é Blefarite?!

A blefarite é uma inflamação crônica comum e persistente das bordas das pálpebras. Os sintomas apresentam-se como irritação, sensação de areia nos olhos, prurido e, inclusive, olho vermelho. Na região palpebral aparecem granulações parecidas com caspas, que podem se estender até os cílios.

Blefarite11 | ViaOftalmo

blefarite pode também formar crostas nas bordas das pálpebras e geralmente,  associa-se à seborreia do couro cabeludo ou aparece como consequência de  infecção bacteriana. Ambas as formas podem coexistir num dado momento e não são contagiosas.

Pessoas com a pele oleosa, caspas e olhos secos têm maior tendência de ter blefarite, a qual pode se iniciar na infância e se prolongar por toda a vida.

As complicações  mais frequentes da blefarite são: conjuntiviteterçol, hipertrofia ou aumento da grossura das bordas das pálpebras e a queda dos cílios como consequência da inflamação. Tardiamente pode ocorrer inversão dos cílios (triquíase) e estes começam a tocar a córnea levando a grande incomodo e doenças graves, como úlceras de córnea.

O tratamento adequado depende da causa da blefarite, a qual pode não ser curável, porém é possível controlá-la com algumas medidas indicadas por oftalmologistas.

São recomendadas compressas quentes sobre as pálpebras com o objetivo de retirar as granulações características da blefarite e solubilizar secreções oleosas em excesso das glândulas de Meibomius.

Blefarite55 | ViaOftalmo

A higiene com solução de shampoo neutro infantil sobre os cílios é fundamental para manter o controle e evitar recidivas da blefarite.

Além de medidas de higienização, podem ser orientados uso de pomada com antibiótico, lágrimas artificiais, antibióticos por via oral e óleo de linhaça. A consulta com seu oftalmologista é fundamental para o diagnóstico e a indicação do melhor tratamento.

Fonte: Saúde Ocular

↑ topo
Copyright © 2018 - ViaOftalmo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Chipy Soluções Empresariais