Telefones: (86) 3303-4222 / 3303-4320

Síndrome do Olho Seco

Via Oftalmo

É muito comum médicos receberem em seus consultórios pacientes reclamando que seus olhos estão secos.

A função lacrimal é responsável por lubrificar, limpar e proteger os olhos de agressões causadas pelo dia-a-dia e quando isso não acontece, é hora de procurar um especialista.

A doença atinge grande parte da população brasileira e está relacionada a pessoas de maior idade, como os idosos; Mulheres que estão na menopausa, usuários de lentes de contato, pessoas com doença auto-imune ou que consomem antidepressivos, anti-histamínicos, diuréticos, tranquilizantes, entre outros. Ficar muito tempo em frente ao computador ou em ambientes com ar condicionado, também contribuem para que isso aconteça. Crianças que ficam muito tempo em frente à TV, também podem sofrer consequências.

Os sintomas são relativamente leves, como coceira, queimação, irritação, hiperemia, fotofobia, visão borrada que melhora após piscar e lacrimejamento em excesso. Secura, vermelhidão, ardor e sensação de “areia” nos olhos. Nos quadros mais graves, fotofobia, dificuldade de movimentar as pálpebras e maior produção de muco são também sinais da síndrome.

Por mais que pareça comum e popular pela grande quantidade de pessoas, a doença pode levar a um processo inflamatório crônico perpetuando a falha da lubrificação pelos componentes da lágrima, essencial para a manutenção da vitalidade das células da superfície ocular.

Justamente por isso, é importante não adiar sua visita ao médico oftalmologista.

Fonte: Hospital de Olhos de São Paulo

↑ topo
Copyright © 2018 - ViaOftalmo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Chipy Soluções Empresariais